No debate online Germen Ouvir com outros olhos: "Viver com ELA", escutámos quem sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), quem cuida destes doentes enquanto profissional de saúde, e quem coordena organismos de intervenção sobre esta doença.
O desafio que colocámos aos nossos oradores e aos nossos ouvintes foi VER a experiência da doença na sua espessura, ou seja, na sua humanidade, sempre única e singular, sem possibilidade de ser replicada (ao contrário da evidência científica, que procura encontrar padrões, repetições, conjugando terapêuticas e pessoas que se cruzam na sua homogeneidade e não na sua diversidade). Para promovermos a reflexão e ampliarmos olhares e conhecimentos, tivemos a presença de:
Elga Freire – médica internista com competência em cuidados paliativos; coordenadora da equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos do CHUPorto; coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa (NEMPAL); responsável pela consulta de ventiloterapia para doentes neuromusculares; integra a consulta multidisciplinar para doentes neuromusculares do CHUPorto (Centro de Referência Europeu em Doenças Neuromusculares); professora auxiliar convidada do ICBAS.
Teresa Moreira – cuidadora e coordenadora da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).
Fátima Silva – enfermeira especialista do Serviço de Fisiatria do CHUPorto; enfermeira da consulta de ventiloterapia para doentes neuromusculares; integra a Consulta Multidisciplinar para doentes neuromusculares do CHUPorto (Centro de Referência Europeu em Doenças Neuromusculares).
Maria dos Anjos Viana e Paulo Talhadas Santos – vozes e olhares sobre a experiência da doença e sobre o cuidado que a acolhe, integra e dá sentido.
Este debate foi gravado no dia 12/04/2022, sendo moderado por Susana Magalhães e Manuela Vidigal Bertão (Germen – Grupo de Estudos e Reflexão em Medicina Narrativa).
“Dar voz à esperança em cuidados de saúde” é o novo episódio do podcast Ouvir com outros Olhos, uma conversa que contou com a...
Cuidar de quem cuida em contexto profissional é a temática do quarto podcast GERMEN. Em que medida a atual pandemia afetou os cuidadores informais...
A velhice é frequentemente representada como período da vida marcado pela fragilidade, pela vulnerabilidade subjacente a uma autonomia mais debilitada, a uma maior dependência...